18.3.09

Todos os Médicos do Falsário

Fiscalizar os atos do executivo, ao lado da elaboração de leis, é a mais importante função do legislativo. É claro que a degradação da atividade política, em todo o país, relegou a representação parlamentar, em grande medida, a mero apêndice do executivo.
A subserviência aos acordos políticos para formação de maiorias, não raro contra os interesses coletivos, tomou conta da ação dos edis brasileiros, que cumprem mandatos de costas para a população.
No caso da CPI da Saúde em Nova Déli, um acréscimo deixa mais revoltada ainda a sociedade: médicos que se elegeram vereadores conspiram contra a profissão, a categoria e a cidade ao envidarem esforços para impedir as investigações no setor de saúde da capital, absolutamente desmontado e com fortíssimos indícios de corrupção e inépcia adminsitrativa.
Em outras palavras, além de negarem a representação, e recusarem o cumprimento da missão, acabam por assinar embaixo da ação assassina da prefeitura na saúde.
Vamos conhecer esses nacionais, por ordem alfabética.

Abel Loureiro (DEM)
Em primeiro mandato - e espera-se que seja o último - seu lema é "Saúde e Meio Ambiente são os objetivos de nossa gestão". É presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, capítulo do Pará. Temente a Deus, embora não ao julgamento dos homens, é colaborador da Diretoria da Festa do Círio e membro, veja só quanta responsabilidade, do Núcleo de Responsabilidade Social da Unimed.
Dados para contato:
Fone-Fax: 4008-2219 PABSite:E-mail: cruzloureiro@hotmail.com

Carlos Vinagre (PTB)
Pessoa de temperamento afável e conciliador, já foi Presidente da Fundação Papa João XXIII - Fumpapa, Secretário Municipal de Saúde - SESMA, Superintendente do IAPAS (atual INSS), Vereador de Belém - (1993/1996), Presidente da LOTERPA, Presidente do IPAMB, Diretor dos Centros de Saúde: Pedreira e Tavares Bastos, Diretor do Posto de Higiene do Jurunas
Diretor do Serviço de Assistência Médica e Sanitária da capital (SAMS-SESPA) e Primeiro Assessor Especial de Saúde do Município de Belém.
Romântico, acha que reuniões entre a Comisão de Saúde da casa de Noca e a secretaria de Saúde resolvem o caos da saúde em Nova Déli. Tolinho...
Dados para contato:
Fone-Fax: 4008-2220. E-mail: antoniovinagre25@yahoo.com.br

Mário Corrêa ( PR)
Velho andarilho da política e pulador de partidos, Mário está no quarto mandato. Seu lema é "Um projeto de vida em favor do social, saúde e cidadania". Imagine se fosse contra, o que Mário não faria.
Dados para contato:
Fone-Fax: 4008-2256 PABE-mail: mariocorrea@cmb.pa.gov.br

Raimundo Castro (PTB)
Perambula pela casa de Noca desde 1994, e já trocou de partido, o PTB pelo PDT. Foi vice presidente da Comisão Técnica de Saúde e Meio Ambiente do legislativo mirím e hoje é o líder da bancada de Giovani Queiroz na casa.
Dados para contato:
Fone-fax: 3225-4749 * PABX 3242.5522 Ramal 209E-mail: drcastro@cmb.pa.gov.br

Wanderlan Quaresma ( PMDB)
Antes de se formar em Medicina foi professor de Física e Química em cursinhos. Elegeu-se pela primeira vez em 2000, e já no ano seguinte foi eleito Vereador Revelação. Trabalhou dois anos do PSM do Umarizal e cinco no Hospital de São Miguel do Guamá. Motivado pela assistência médica a pessoas carentes, tornou-se especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Bisturí velocíssimo, consta que chega a realizar dezenas de laqueaduras aos sábados, num hospital de Benevides.
Dados para contato:
Fone-fax: 3242.8309 PABX 3242.5522 Ramal 206E-mail: wanderlanquaresma@cmb.pa.gov.br

----

Também não assinaram o pedido de instalação da CPI:

Rildo Pessoa (PDT); Tereza Coimbra (PDT); Sahid Xerfan (PP); Wandick Lima (PP); Nonato Filgueiras (PV), Orlando Reis (PV); Nehemias Valentim (PSDB); Paulo Queiroz (PSDB); Gervásio Morgado (PR) ; Wanderlan Quaresma (PMDB); Henrique Soares (PMDB); Walter Arbage (PTB); Pio Neto (PTB); Nadir Neves (PTB); Miguel Rodrigues (PRB).

Assinaram o pedido:
Raul Batista (PRB); Ademir Andrade (PSB) ; Marquinhos do PT; Alfredo Costa (PT); Amaury da APPD (PT); Adalberto Aguiar (PT); Otávio Prinheiro (PT); Augusto Pantoja (PPS); Cobrador Pregador (PPS); Bispo Antônio Rocha (PMDB); José Scaff Filho (PMDB); Vanessa Vasconcelos (PMDB); Carlos Augusto Barbosa (DEM); Fernando Dourado (DEM).

27 comentários:

Magnata disse...

É por isso e por muitas outras coisas que sou fã do quinta, parabêns amigo Juca.

Anônimo disse...

É realmente uma versão novadeliana do watergate, que mereceria um título como esse que vc usou.

Anônimo disse...

Luis Pereira, você perdeu o meu voto. Vá pedir pro Duciomar comprar votos pra você nas próximas eleições. Pelo menos distribuirá o nosso dinheiro surrupiado...

Anônimo disse...

Falando na administração da saúde municipal, recordei-me de um desaforo que levei da Rejane Jatene nos velhos tempos do governo do irmão, onde ela era uma espécie de eminência parda da saúde. Estive em seu gabinete, levando por um deputado, implorando ajuda para o município onde eu era gestor da saúde. Bicho, a velha subiu nas tamancas e soltou os bodes em mim. Se não sou macho, apanhava dela. Me madou procurar dinheiro até no BNDES, dizendo que o que faltava para os secretários do interior era criatividade. Trocando em miúdos, tivemos que nos virar sozinhos e graças a Deus, o Prefeito e sua equipe, onde eu me incluia, fizeram uma boa administração.
Com a volta que o mundo dá, hoje ví uma entrevista da referida senhora, ocupando o mesmo cargo que eu, reclamando que o município não tem dinheiro. Ora ora,cara-pálida (no sentido literal do termo), cadê a propalada criatividade da nossa gestora???? Por que será que ela não procura o BNDES agora? Ela deve saber os meios de ir buscar dinheiro para safar a cara da população de Belém.
Ouví também na dita entrevista, a nossa secretária referir-se ao valor repassado pelo Ministério da saúde para custear a DOENÇA do município, da ordem R$ 169. milhões,sendo este valor insuficiente para pagar o gasto mensal, que é da ordem de R$ 173 milhões. Agora eu pergunto à energúmena senhora: Já ouviste falar, mesmo que por alto, da Emenda Costitucional nº 29? Que define o percentual de das receitas municipais a serem aplicadas na saúde???

Cadê a contrapartida municipal???

Outra coisa: Todos os municípios que enviam pacientes para morrerem nos PSMs, pagam, através de pactuação prévia, os valores dos procediemntos a serem realizados. Ir para a televisão enganar a população desinformada é fácil, difícil é ter criatividade e acima de tudo, responsabilidade e respeito, na trato da coisa pública.

Vamos ver como nossa amiga se "vira" sendo agora, vidraça.

É por isso que a CPI é tão necessária. Conhecemos bem o passado do nosso alcaide... Tudo pode está acontecendo, se é que vocês me entendem.

Bem vindo Juca. Estavas fazendo falta.

Abraços.

Augusto Nunes

Joao Carlos Rodrigues disse...

É, meu amigo Juvêncio, é mais uma pra fechar bem (ou mal?) o dia, né? E mais uma pra que nossos amigos Val André e Giovanni Queiroz (que também é médico) venham nos explicar, não é?
Esse posicionamento da bancada do PDT mostra que fazem sentido os rumores do suposto movimento de GQ em favor do prefeito.
Mesmo que para atender a interesses não muito republicanos seja preciso continuar matando gente na rede municipal de saúde de Belém.
Estou cada vez mais de queixo caído com o PDT e com Giovanni Queiroz.

Cris disse...

Com toda a certeza nenhum dos edis, principalmente, os dôtores, precisa dos HPSM's quando eles ou seus familiares e cupinchas estão em situação de urgência ou emergência na sua saúde.
Então, pra que se importar em averiguar esse caos instalado na saúde municipal por falta de Gestão Pública e descaso dos senhores "gestores"?
Ai, esse povo é que é teimoso e insiste em continuar a viver, mesmo com todas as agruras impostas.....
E, infelizmente, insistem em eleger esses seus péssimos representantes.
E não vamos falar de estelionato eleitoral por que não cola mais.........

Anônimo disse...

Mas esse Wanderlan não se manca mesmo. O cara é médico e parece que está satisfeito com o estado terminal do PSM da 14. Que vergonha "Dr" Wanderlan! Tudo bem de ver o nome de Gervásio Morgado, Wandick, Pio Neto (credo!)...Mas um médico não querer que se instaure uma CPI para apurar o caos nas finanças da PMB em relação aos repasses para a SESMA? Não se esqueçam, senhores Vereadores que não assinaram O PEDIDO DE ABERTURA da CPI, VOCÊS SÃO PAGOS PARA FISCALIZAR O ERÁRIO!!! Criem vergonha e cumpram de uma vez por todas o papel constitucional de vocês!

Anônimo disse...

Bem que o Forum Belém poderia encomendar out-doors com o nome e a cara sem-vergonha de cada um dos que não assinaram, com destaque, claro, daqueles que juram pelo código de Hipócrates que sempre confundem com Hipócrita.

Mauricio Leal disse...

calamidade pública e intervençao ja !!! CPI cheira rima com pizza

Anônimo disse...

Juva comenta-se na casa da noca,que a prefeitura irá fazer gestão junto aos vereadores que assinaram a cpi,com dez mil motivos para enterrar a comissão.É bom ficarmos de olho!!

Anônimo disse...

Eu sinto muita vergonha alheia por essas pessoas, e pena por todos nós cidadãos belenenses que somos vítimas dessas verdadeiras quadrilhas.

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,parabenizo pelo excelente trabalho em apontar os dados desses MERCENÁRIOS, TRAIDORES dos eleitores que devem ter acreditado nesses CANALHAS que, com certeza estão com o rabos presos em alguma falcatura com o FALSO MÉDICO. Essa turma se vende por qualquer moeda, eles não querem a CPI pq devem estar faturando com a DOENÇA e a MORTE de muitos. É por essa e outras coisas que a categoria política brasileira está mais suja do que galinheiro onde dorme pato. É por isso que em alguns países latinoamericanos estão sendo "justiçados por revolta de populares". Pelo caminhar da carruagem esse momento está chegando. Cadê o Conselho de Medicina que não sai do muro. É só lari-lari. Aliás, alguns membros desse conselho devem também estar envolvidos em MARTACUTAIS com o falsário, porque, não faz tempo, aprovaram UM TÍTULO DE HONRARIA concedido pela representação dos médicos a esse pulha que abandonou o setor saúde. Que falta faz na linha de frente médicos do padrão Dr. ZUZA que denunciou esse falsário. É por essas e outras que a categoria médica está cada vez mais desacreditada pela população.

Anônimo disse...

Só uma correção Juca, o Castro continua no PTB e é lider da bancada do partido do Prefeito e não de Giovani QUeiroz. Ele já foi presidente da CMB e fez parte do G11 que derrotou DUDU na eleiçao anterior da CMB. Parece que foi seduzido pelo conteúdo reluzente da mala amarela do Falsário.

Anônimo disse...

O meu cérebro misturado com o estômago só me permite um comentário: que nojeira esses bandidos fazem com o povo de belém..

Anônimo disse...

Acabei de assistir no Bom dia Pará, o safado do Dudu, acusando os prefeitos do interior de não pagarem pelos serviços prestados nos PSMs da capital. Ou esse pilantra é um imbecil ou não conhece gestão de nada ou as duas coisas. Imediatamente o Dr. Cordero do CRM, esfregou na cara do Dudu, que qlém de planejamento estratégico, falta é respeito com os profissionais que trabalham no sistema municipal. Os recursos são repassados fundo-a-fundo por conta da pactuação prévia onde cada município autoriza o Ministério da Saúde a realizar o desconto dos recursos de seus próprios tetos (municípios) e repassá-los para o Tet financeiros de Belém, automaticamente, ou seja, esse dinheiro não passa pelas mãos dos prefeitos.

Outro ponto abardodo por Cordero diz respeito à precária infraetrutura das unidades de saúde da periferia. Lá falta de tudo, ou melhor, faltava. No Posto de Saúde do Jurunas, após rumores que receberia uma Blitz do Ministério Público, foi feito, no sábado, uma maquiagem de emergência. A toque de caixa, foram instalados lâmpadas, a maca centenária foi trocada por uma moderna, os colchões que foram comprados por uma médica para a turma do plantão descansar, já que isso era feito em bancos, foram trocados por modelos Ortobom, enfim tudo ensaiado para dizer " A Infraestrutura é impecável" bem ao estilo desse mentiroso.

Outra "bronca" que vem por aí, é em relação aos salários dos funcionários da saúde. Este mês houve uma redução nos vencimentos, apesar do aumento do salário mínimo, que usado para a correção dos meios, porém o pessoal ainda não conseguiu descobrir o que foi reduzido ou retirado, uma vez que os contracheque ainda não foram entregues até hoje. Detalhe, o pagamento foi realizado no dia 27 de fevereiro.

É safadeza em cima de safadeza. Falta aí a transparência que só uma CPI séria pode nos dar. E no final, como dizia a vovó, quem for podre que se quebre.

Abraços,

Augusto Nunnes

John Charles disse...

Por que será que o Fernando Dourado assinou, hein?!?

Anônimo disse...

Infelizmente, esses desastres não devem nem ler e-mails, do contrário, poderíamos fazer um protesto virtual, lotando suas caixas de email.

Anônimo disse...

Os hospitais de Belem e a morte anunciada

Anteriormente postei aqui uma nota sobre o tratamento dispensado pelo Hospital Saude da Mulher aos que la são unternados para "tratamento" de saúde. E é claro que nao foi para elogiar.
O atendimento a saude esá igual a violencia. Todos nós já sofremos um assalto ou conhecemos alguem pertinho de nós que já o sofreram.
É lamentavel a constatacao do descaso com os servicos publicos de saude. O que dizer entao dos estabelecimentos que "supostamente" não são publicos?. Sim porque saude é dever do estado e cabe a este promever... e também fiscalizar. Ganham dinheiro (veja o crescimento predial de alguns hospitais, Verdadeiros quarteirões, granitos..., mas por dentro. Veja, escute os apelos dos representantes dos conselhos e sindicatos. Maiores salarios, menos tempo de trabalho, mais e mais equipamentos para que nem precisem colocar as mãos nos pacientes. Vamos lá. Solicite seus protocolos de atendimento, suas estatisticas de admissão, ocupacão, altas, infeccão hospitalar, médico/leito. Quem os obriga a divulgar tais dados?. Nós que somos usuários temos o direito de saber. Se querem e precisam viver como comércio - não é isto que dizem o Conselho de Medicina , o sindicato? - que declarem a qualidade do servico que colocam a venda e que as institicoes publicas fiscalizadoras toquem seus deveres com responsabilidade.
De uma maneira, se público, ou de outra, se privado??? quem os sustenta somos nós.
Nao pode haver ilusão. Nesta área não tem caridade. Aliás já vimos isto até nos filantrópicos.
Senhores deputados, vereadores, médicos e outros criem vergonha na cara. Literalmente voces fazem o luto nas famílias. São também responsáveis pela orfandade.
Obs: Ia esquecendo. Pela generalizacão, minhas desculpas à meia duzia que nao tem este comportamento.

Anônimo disse...

Esse famigerado LISTÃO DOS NÃO ASSINANTES DA CPI mereceria sair em outdoors por toda a cidade, para que seus eleitore$ viessem a saber as porcarias que elegeram.
Mesmo correndo o risco de o outdoor receber uma "tarja tampão" igual ao do Forum Belém.

Anônimo disse...

Juca, não dá para seus espiões descobrirem certo o email do Dr. Vereador Abel Loureiro, o que vc informou não é o correto e voltou o meu protesto enviado ao nobre Dr. Vereador. Decubra e informe, visto que o mesmo merece ler o que escrevi.

Unknown disse...

Parabenizo-lhe pela inciativa, mas as informações postadas foram extraídas do Portal Cultura.
Por favor, tente obtê-lo no www.cmb.pa.gov.br.

Anônimo disse...

Ano passado frequentemente eu via a TV Camara ,canal da ORM Cabo e já sabia o que seria essa legislatura.
Me arrisco a dizer que essa CPI mesmo instaurada não vai dar em nada,muitos que assinaram são do tipo de parlamentar que cria a dificuldade pro prefeito pra "vender" a facilidade depois. Que falta faz Daniel Pegado,Marinor Brito e Zeca Pirão.

Anônimo disse...

Agora e chorar no leite derramado.

Anônimo disse...

Juca, segui seu conselho e procurei o endereço do Médico Vereador Abel Loureiro no site da Camara Municipal de Belém, mas acho que por falta de servidores o mesmo está fora do ar. Pode ser tambem para que não elogiemos os nobres vereadores. Vc que sabe tudo e é bem informado descubra tal endereço para podermos encher o email dele de agradecimentos .....

Anônimo disse...

Que falta faz a mesa anterior da Camara. Zeca Pirão, Marinor, Daniel Pegado e Armenio, estão fazendo falta na casa! Grande parte dos processos que o falsário responde na justiça são oriundos deste grupo. Agora DUDU deita e rola com sua malinha amarela.

Anônimo disse...

Se depender de mim e do meu blog esses nomes não serão esquecidos e sem dúvida espero qeu não sejam eleitos. Até o Dr. Dourado (DEM) assinou, ele que tem processos e mais processos quando estava à frente da SESMA.
Nonato Filgueiras (PV), não terás mais meu voto, muito menos o bairro da Terra Firme que o elegeu, farei campanha contra ele e sau legenda (PV) que é de aluguel. E esse Arbage? Só pq não estava escrito um prazo ele vetou a CPI. O povo tem que abrir os olhos e fiscalizar esses palhaços. O Dr, Mário Corrêa não assinou tb, mas seu gabinete vive cheio de pobres atrás de consultas grátis, isso o mantêm no poder por mandatos seguidos, logo, não é interesse dele a CPI.

Anônimo disse...

quem tem boca dis o q bem intende no caso dos sabcho~es assima infelismente se munem de informações estapafudias e se devertem atacando quem já alcançou o sucesso, acho q os leitores desse blog rediculo deveriam limitar o seu tempo com coisas construtivas e não depreceativas como o sem futuro coloca para iludir o pobre desenformado