3.12.08

Devastação Urbana

Ontem, o blog Página Crítica alertou para os perigos da construção de uma estrada que rasgaria o Parque Ambiental do Utinga. No final deste mes, enquanto todos estiverem se preparando para o reveillon, a prefeitura de Nova Déli vai abrir um pacote de licitações, de milhões de reais, dentre elas a implantação desta estrada, embutida no Via Metrópole, não o projeto original, mas uma enjambração do prefeito falsário.
O MP deveria dar uma olhada nas condições de licenciamento desta obra.
Outra área de preservação, dentro da cidade, também está sendo devastada. Trata-se de um bosque que pertencia a Aeronáutica, por trás do condomínio Água Cristal, e que teria sido permutada pela Força em troca da construção de um conjunto de casas para sargentos.
Mais um objeto de avaliação para os promotores da área ambiental do estado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Será o pior crime ambiental que o falsário vai cometer contra a cidade que lhe deu dois mandatos de prefeito.
Alguém tem que impedir isso. Ativisas ambientais, vamos agir!Lembremos que a Av. Primeiro de Dezembro foi alvo de muitas polêmicas porque em um determinado trecho passa a 100 metros de fontes d'água que abstecem um dos dois lagos do parque.
Com assinatura de Paulo Chaves, Jatene deixou ensaiada a utilização do Utinga como Parque Paisagístico, proejto que preservava o conjunto da obra e contempla um hotel-escola.
Mas, vendo o que se vê no tal Portal da Amazônia, é de se duvidar que algo de fato aconteça. Dudu é apenas dudu.

Anônimo disse...

Informação de primeira. No caso do conjunto dos milicos, quem passa pelo local já pode ver o desmatamento, com abertura de clareiras na mata.

Anônimo disse...

ALERTA GERAL. O MP e a Secretaria de Meio Ambiente precisam ser alertados p/ o desmatamento que está ocorrendo lá na Transmagueirão. Há dias operários da Freire Melo vem trabalhando naquela área. Só se ouve os barulhos das motoserras.

Anônimo disse...

Sou morador do Conjunto Bela-Vista (em Val-de-cães, ao lado do conjunto MAREX) a 30 anos e durante todos esse tempo percebo a crescente devastação nas últimas e poucas áreas verdes dessa região de Belém. A omissão e a negligência são práticadas pelos poderes públicos, sabe-se que grande parte dessa área pertence as forças armadas ( com excessão do "inativo" Parque Ambiental de Belém), e da mesma forma é fato que não existe preocupação nenhuma com a questão ambiental, pois gradativamete essas áreas verdes servem como moeda de troca para a construção de imovéis para militares e condomínios de luxo e até mesmo cede as invasões que proliferam no entorno e até mesmo por dentro das áreas verdes.
É preocupante e desanimador toda essa situação, pois os diversos projetos para ocupar está região de Belém estão surgindo, como abertura de novas vias (Av. Independência, duplicação da Av. dos Trabalhadores), construções ao longo da Av. Júlio Cesar de Prédios Públicos (Assembléia Legislativa, Sede da Polícia Federal...). Percebe-se um grande interesse imobiliário e das consequentes especulações.
Para o bem público e a qualidade de vida em nossa cidade precisamos que MPF E MP entrem nessa discussão e fiscalizem os desmandos e interesses financeiros que estão em jogo em detrimento do meio ambiente.

Anônimo disse...

Ei Juvêncio, essa não seria aquela estrada que viria desafogar a engarrafada Almirante Barroso?
Se for, e se sair do papel, é algo de suma importância. Só quem ainda não pegou a Almirante na hora do "rush" pode ser contra a construção dessa rodovia.

Anônimo disse...

Com o apoio dos milicos não esqueçam.