29.4.09

Por Baixo Das Terras de Dantas

O blog de Paulo Henrique Amorim revela o subsolo de Dantas, e a farsa do cárcere privado e do escudo humano ganha espaço em todo o país.

Aos que não entendem o interesse de Daniel Dantas em fazendas do Pará, cabe explicar que o objetivo dele não é criar gado. Por trás da fachada agropecuária, Dantas e a Vale do Rio Doce estão em processo de reconcentração fundiária, com o objetivo de investir em mineração, afirma o coordenador do MST no Pará, Charles Trocate, de 32 anos.
Em entrevista por telefone a Paulo Henrique Amorim, o coordenador afirmou também que a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), dá impressão de defender criadores de gado mas, na verdade, faz a defesa de Dantas e sua empresa de mineração, a MG4 (*).
“A reconcentração de terras tornará inevitável um mutirão de ocupação porque a sociedade está pronta para enfrentar esse modelo concentrador”, disse Charles Trocate, que mora no assentamento Palmares, perto da Serra dos Carajás. .
O MST chama a atenção para o fato de o Sul e o Sudeste do Pará constituírem uma grande região mineradora. Nos últimos cinco anos, Daniel Dantas comprou 52 fazendas em oito municípios, num total de 800.000 hectares. Entre elas, encontram-se as fazendas Maria Bonita, Espírito Santo e Cedro, ocupadas pelos sem-terra, que são áreas públicas, compradas de forma ilegal.
Há poucos dias, um conflito entre seguranças e milicianos armados a serviço de Dantas na fazenda Santa Bárbara foi testemunhado por um cinegrafista da Globo, que viajou em avião de Dantas
e desmentiu a própria Globo.

3 comentários:

Anônimo disse...

O G1 publica a relação das melhores e piores escolas na avaliação do ENEM. Vale a pena procurar encontrar uma de nossas escolas por lá.

Anônimo disse...

Alguém aí conhece uma escola chamada John Knox. Pois é, essa escola aparece em segundo lugar, das que aparecem no Pará. Todas, bem no rabo da fila.

Bia disse...

Bom dia, Juca querido:

discordando da avaliação de Trocate, há algum tempo coleto, leio e leio sobre os investimentos e perspectivas e safadezas deste grande especulador e reentíssimo empresário da pecuária nacional e internacional, já que parece ter ultrapassado os australianos.

Ainda assim, lendo muito, ficou difícil compreender como é que um moço que ganhou - e continua ganhando, é bom que se destaque - muito dinheiro no mole, no trambique, no desvio e na apropriação de recursos e informações privilegiadas, iria trocar essa vida mansa por pecuária, que, ainda que não seja ele quem ponha a mão na massa, dá trabalho, requer investimento e uma dose de seriedade.

Bem, seguindo meu raciocínio entre um texto no trabalho e uma macarronada de domingo em casa, acho que o investimento futuro, fundado nas informações privilegiadas que detém, são no biocombustível.
O gado de hoje dá lucro, é óbvio, lava dinheiro, mas não é a perspectiva final. É a fachada necessária para a propriação de mais e mais terras. É claro que isso não descarta o investimento em mineração, associado à CVRD. Que, é centro de um bom boato sobre a sucessão presidencial, onde Dilma também é fachada e Patrus Ananias o candidato com um vice da....VALE.

Que Santo Ambrósio me fulmine ou me abençoe, mas que proteja todos vocês.

Beijão. Saudoso. Muito saudoso. Os tempos são cruéis para quem ainda acha que solidariedade e justiça são valores.