29.4.09

Vazou de Novo

A Alunorte pode ter dado uma de Imerys em Barcarena, e o rio Murucupi pode ser rebatizado de Tucupi.
O vazamento de um dos tanques da empresa acendeu fortes manifestações, fechamento de rodovia, e reuniu mais de mil moradores de pelo menos oito comunidades que ficam no entorno da empresa Alunorte e que são abastecidas pela água que foi contaminada. De acordo com o Portal ORM, a turba foi reforçada por integrantes do MST.
Hoje à tarde os manifestantes vão até o Ministério Público Federal formalizar uma denúncia contra a empresa, pela contaminação da água. 'Vamos levar um documento contendo todos os prejuízos que a contaminação causou e pedir providências aos responsáveis', disse a líder comunidades atingidas, Maria do Socorro Silva.

Os trechos em itálico são do Portal ORM, em despacho das 9:o1h

-----

Atualizada às 11:27.

Em despacho das 11:h20 o Portal ORM informa que a SEMA já detectou dois elementos químicos nas águas do rio Murucupi, contaminadas pelo vazamento da Alunorte: arsênio e soda cáustica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Barcarena virou a cloaca máxima dos grandes projetos. A população sob constante risco de contaminação, as águas completamente poluídas, e as autoridades assistem caladas, aplaudindo as ações criminosas de empresas que ainda chegam ao cúmulo de cinismo, apregoando ações "cidadãs", "responsabilidade social" e outros deboches contra as comunidades. E se forem reagir a tamanhã agressão, a população corre o risco de ser presa pela polícia da governadora Ana Júlia, que treme de medo por ameaças feitas por uma senadorazinha sem compostura.

Anônimo disse...

E tudo isso ocorre diante das barbas da SEMA. O que faz essa secretaria mesmo?Fico imaginando o que pode ocorrer se de fato a Termoelétrica da VALE for instalada.

Cláudio Teixeira

Anônimo disse...

e depois é o MST que é criminoso, esse movimento da grande mídia e da justiça brasileira e mundial de só defender o lucro e as corporações em detrimento da sociedade civil vai acabar por dar fim da humanidade, não sem antes acabar com o meio ambiente.