28.4.09

Todos Estão Convidados

Ética e Liberdade de Informação no Jornalismo.
Esse é o tema do debate promovido pelo Sinjor-Pa, o sindicato dos jornalistas do Pará.
Será amanhã, quarta-feira, 29, partir das 15 horas, no auditório da Faculdade Ipiranga, na Almirante Barroso ao lado da Funtelpa.
Já estão confirmadas as presenças de Gerson Nogueira ( Diário do Pará) de Ulisses Manaças (MST), de Otacílio Amaral (UFPA) e deste poster.
O Sinjor aguarda a confirmação dos representantes dos demais órgãos de imprensa da capital, do Cedeca e do jornalista Lúcio Flávio Pinto ( Jornal Pessoal).
O debate será aberto a todos os interessados. Além de estudantes e profissionais de comunicação é importante a participação da sociedade, para torna-lo ainda mais representativo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Putz!!! falar de ética em jornalismo no Pará!!! É mais fácil de falar do dia que nevou em Belém ou que fez 40 graus na Sibéria

Anônimo disse...

Mais uma oportunidade para travar o bom debate. Aliás, MST e um grupo de entidades provocaram debate no congresso de jornalistas, acho que com poukíssimos frutos.
Neste, virá a tona a polêmica dos jornalistas que supostamente foram feitos “escudo humano” pelo MST em Xinguara?

Anônimo disse...

Juvêncio, Solte o verbo! não tenho dúvidas que a sua participação engrandece e muito o evento, espero que fatos recentes envolvendo jornalistas como o do conflito agrario e a duplicidade de interesses dos jornalitas que deixam de apurar denuncias em razão de rpestação de serviços para esse ou aquele orgão, prefeitura, governo etc.. assim é fácil calar a imprensa, pelo menos a televisa e inscrita, ou eles tomam o rumo da ética ou aderem a prática corruptiva do silêncio que assola as grandes redações, está na hora de separar o joio do trigo, o Sinjor deveria apurar e se postar diante das redações dos grandes grupos para que o profissionais não tenham seu direitos violados, e para que os mesmos profissionais adotem uma conduta ética, nesse caso sua particpação vai eclarecer muito bem o que é ética e insenção além da credibilidade que o 5ª tem mais do que os dois grandes grupos. No Mais '', nos represente com a hombridade e respeito de sempre, somos seus leitores assíduos, e você a nossa voz ressonante na blogofera.

Abs

JC

Anônimo disse...

Juva, esqueci de colocar no post. Aproveitem também e tragam a tona a questão da camara de Belém que ao que me parece resolveram manobrar todos na mesma direção, o da IMPUNIDADE, parece que o Arbage resolveru ser mais benevolente com a Vanessa e vice versa em razão do que diz o velho ditado popular " farinhas do mesmo saco" sabe como é, se a imprensa resolver fuçar vai encontrar muita coisa, melhor se acertarem do que vir tudo que estar por vir a tona. Mais ou menos a mesma manobra da Camara Federal com as passagens aéreas, deputador vir dizer que refletiu? ha ha ha ha ha nem pensar direito ele pensam.

abraços


JC

Anônimo disse...

duvido a coordenação de comunicação social da Unama promover um debate assim.Os estudantes de jornalismo ficam a ver navios.

Bia disse...

Boa tarde, Juca querido:

meu comentário não diz respeito ao post. Mas, o Quinta é o nosso eco ("... nossa força, nossa voz...").

A SADIA está recrutando no Pará empregados para o seu empreendimento em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Um frigorífico com enorme capoacidade de abate, que se junta as ezenas de unidades da empresa no Brasil e no exterior.

A competitividade está garantida, pelas condições de trabalho aqui oferecidas.

O "recrutamento" está sendo realizado na Casa do Trabalhador. As condições são: carteira asinada (oh!!!), plano de saúde e odontológica (ah!!!!) salário mínimo, pagamento de pequena taxa de moradia (50,00, transporte (porque o frigorífico fica dsitante do local de alojamento) 22,00 e alimentação, cujo valor não recordo.

A empresa magnanimamente paga a passagem de ida. A de volta, certamente, o trabalhador poderá retirar do seu vasto salário líquido, caso não se adapte ao novo trabalho.

São mil vagas para recrutados no Pará, mil para o Maranhão e igual número no Espírito Santo, parece-me.

Caso o afortunado trabalhador pretenda levar mulher e filhos, poderá fazê-lo, alterando-se apenas o custo da moradia (200,00) pois as casas não são da empresa. São do município onde se instala o empreendimento.

Pronto. Era essa a informação de utilidade pública que o Quinta não poderia deixar de divulgar. E se alguém imagina que estas condições não atrairão trabalhadores paraenses, estão enganados. Após a palestra de hoje, quando a representante da empresa expôs todas as ótimas condições de contratação, ficaram sentados muitos mais do que os que saíram da sala.

Beijão, querido.

Luciane Fiuza disse...

Vou lá, Ju. O debate está prometendo, ainda mais se os representantes dos jornais puderem comparecer. E tb se o Lúcio Flávio participar. Ponto para o Sinjor.
Abs!
Lu.

Prof. Alan disse...

Juvencio, Mano Velho, falar em ética: que acordo sinistro foi esse que de uma só tacada livrou o Arbage e a Vanessa? Li nos jornais e te juro que me deu engulho...

Anônimo disse...

opa! como acadêmica de jornalismo eu tô doida pra ver o circo pegar fogo...mal posso esperar...mas eu quero ver pelo menos um representante de cada mídia lá: impresso, tv, rádio...duvid-o-dó!

Anônimo disse...

O Sinjor anda muito longe da vida dos sindicalizados. Isso é um problema. Ano passado, no Congresso Estadual promovido pela entidade o que se viu foi um desfile de marchandising da CVRD, AIMEX e outros...
Na mesa de abertura faltou convidar parceiros de longas jornadas como Sindicato dos Radialistas, ABRAÇO, ENECOS e Centros Acadêmicos de Comunicação Social.
Espero que o evento de amanhã seja um importante momento para correção de rumos e represente de fato, uma guinada rumo à luta!
Lutar pela categoria que a cada dia perde referências éticas e se submetem as migalhas dos barões da comunicação no Pará.
Lutar por uma melhor qualidade do jornalismo no Pará.
Lutar, enfim, por uma imprensa que sirva para denunciar desmandos e ao mesmo tempo se coloque a serviço da opinião pública do nosso Estado.
Um abraço.