26.4.09

É Tudo Verdade

Sob o título A vigilância que faltou à imprensa, por Alberto Dines, no OI.

A culpa é da imprensa. Outra vez o velho refrão. Agora são os congressistas reclamando contra a pressão exercida principalmente pelos grandes jornais, a propósito da farra das passagens aéreas.
Pergunta-se: onde é que são divulgadas estas reclamações contra a imprensa? Na imprensa, evidentemente.
A imprensa é o espelho da sociedade, as coisas acontecem na imprensa, ela existe para isso. Mas é preciso lembrar que os responsáveis pela onda de denúncias foram os próprios parlamentares que usam a imprensa para atender os seus interesses.
Primeiro foi o grupo do senador acreano Tião Viana que perdeu a disputa pela presidência da Câmara Alta e vazou para a imprensa informações que comprometiam o vitorioso, José Sarney. Os sarneysistas responderam revelando a história do telefone do senador Viana emprestado à sua filha numa viagem particular ao México.
Então, apareceu um excelente site de monitoração legislativa,
Congresso em Foco, que começou esmiuçar as incríveis histórias das passagens aéreas, sobretudo ao exterior – quase duas mil viagens internacionais em dois anos, conforme revelou a edição de quinta-feira (23/4) do Globo.
Estes ataques contra a imprensa são ridículos: todas as denúncias foram comprovadas, nada é inventado. Aqueles que não se beneficiaram deveriam ser os primeiros a exigir mais compostura dos seus pares em vez de reclamar contra jornais e jornalistas.
A verdade é que a imprensa tem culpa, tem uma enorme culpa – deveria ter começado esta vigilância há muitos anos. Só assim teríamos evitado o atual vexame.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos aguardar a posição sempre provicdencial e pirecisa e franca do Luluquesogrão.

Anônimo disse...

O Glorioso Clube do Remo ainda vai deixar o bicola sem dormir, e já adiantou uma soneca, desde o último 2 x 1 o lobinho não joga.