24.4.09

E o Gilmar? Encara?

Na coluna Radar, de Lauro Jardim, na Veja online.

Joaquim Barbosa, que sugeriu a Gilmar Mendes andar pelas ruas, acaba de passar pelo teste que propôs ao desafeto. Barbosa almoçou acompanhado de três amigos no tradicionalíssimo Bar Luiz, um restaurante no Centro do Rio de Janeiro, fundado em 1887.
Tomou dois chopes e comeu um filé bem passado com salada de batatas. Ao final da refeição, de sua mesa até a porta teve que parar em todas mesas por que passou: os comensais levantavam-se estendiam-lhe as mãos e mandavam um "parabéns" ou um "muito bem, ministro".
Em seguida, caminhou pela Rua da Carioca, sempre cumprimentado. Parou para tomar um cafezinho de pé. Mais saudações.
Por volta das 14h50, quando seguiu para entrar no carro oficial na esquina da Avenida Rio Branco, formou-se um pequeno tumulto: várias pessoas o pararam. Novas saudações e sessões de fotos feitas pelos celulares dos admiradores. Por pelo menos cinco minutos, Joaquim Barbosa foi cercado e parabenizado.
Agradecia a todos com um sorriso, um aperto de mãos e um "obrigado".Até que sua segurança abriu caminho e Barbosa pôde entrar no carro oficial.

-----

Moral da nota de Jardim: a rua não é burra e cada vez mais forma opinião baseada nas frestas, como as imagens exibidas na sessão rasga toga do STF.

16 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Além de tudo, tem bom gosto. O chope do Bar Luiz é um dos melhores do Rio.

Joao Carlos Rodrigues disse...

Não, Juca. O Gilmar não encara. Se encarar, corre o risco de ouvir coisas muito mais pesadas do que as que escutou do agora "pop star" Joaquim Barbosa, na sessão de anteontem do STF.

Unknown disse...

rsrs...tb acho, Nobre.
A bisteca de porco com tutu à mineira de lá é um arraso.
E o chopp é na pressão!
Abs

Unknown disse...

É, comendador João, e a rua quando fala...

Prof. Alan disse...

Podes crer, Dr. Francisco. Gelado, bem tirado, espumante e cremoso. Pra não falar do bolinho de bacalhau, que é divino!

Unknown disse...

Tb, prof, tb.

Francisco Rocha Junior disse...

E para não falar também, caro Alan, das linguicinhas e da maionese de batata... melhor parar por aqui, se não não se trabalha mais!

Anônimo disse...

O Gilmar vai à rua? Quando, onde? Me avisem que quero deixar uns ovos apodrecendo pra jogar nele, que é o que merece esse advogadozinho de porta de Opportunity

Lafayette disse...

O Barbosa está com tudo e não tá prosa! (pô, até rimou).

Mas, como não abro nem pro trem, ele não deveria fazer sua caminhada em carro oficial, na minha modesta visão de o que é público e o que é privado.

Égua, que cri-cri... mas é assim.

JOSE MARIA disse...

Prezado Juvêncio.

E o chopp do Bar Luiz - que agora é Sol, da mexicana FEMSA, que desbancou a Brahma nesse templo da baixa gastronomia carioca - antes de chegar às calderetas ou garotinhos (não vingou a tentativa de mudar o nome do copo pela má fama do Governador homônimo) passa por uma serpentina refrigerada na salmoura de mais de setenta metros, o que garante sua qualidade diferenciada. É simplesmente a maior serpentina do Rio de Janeiro. Entra ano e sai ano o Bar Luiz encaçapa prêmios e mais prêmios. Como visto, o Ministro Barbosa sabe das coisas.
Mas o eisbein do Bar Luiz é fantástico.
A versão praiana do Bar Luiz, em Copac, em uma daquelas barracas modernas inventadas pelo Índio do Brasil, não é páreo para o original.
Na caminhada, pelo que entendi, o Ministro passou na Esquina Sobral Pinto, no Largo da Carioca. Tudo a ver.

Anônimo disse...

Gilmar Dantas e Kátia Dantas estão perdendo uma boa Opportunity de ficar calados... Quanto mais falam mais seus interesses se revelam...

HelenaP disse...

Acabo de voltar do Biras Bar, com presença desde bacharéis a ex-jogadores de futebol. E o ministro Joaquim era ovacionado em voz alta por todos. A voz das ruas não mente. Pena que não saia nos jornais. Pena pros jornais, claro.

Unknown disse...

Oi HelenaP.
O mesmo aconteceu em dois lugares públicos onde andei ontem.
Belo peixe, o do Bira, sempre cheio e com atendimento demorado e ranzinza...rs
Tenho um amigo que vai lá todas as sextas, o Santana, lateral direito da Tuna em meados dos anos 60.
Bjs

Anônimo disse...

O bar do Bira é ótimo! Eu não conhecia, certo dia uns amigos convidaram para ir láe comer o tal famoso peixe, conosco foi tudo bem, nos acomodamos e esperamos pelo peixe, já o cidadão da mesa ao lado chamou o garçon e reclamou da demora, que isso que aquilo, que tava demorando, o garçon olha pra gente , olha pro cliente e diz.. Chega a essa hora e quer peixe! Se tá com pressa vai comer em casa, onde já se viu? rsrrsrsrss eu não aguentei, caí na gargalhada,o cliente claro levantou e foi embora, o garçon não perdeu o rebolado e continuou, nunca vi esse cara aqui, chega cheio de pose e quer exigir pô, melhor não vir mais, pra dar problema melhor ir pra outro bar. Essa eu queria ver o Gilmar encarar.

Ab

JC

Unknown disse...

rs...bom dia JC.
Abs

Unknown disse...

Vá voar um pouquinho, vá.