2.2.09

Fight

Pra quem não viu, o blog Pó-de-Vídeo, do diretor Ronaldo Salame, mostra a luta em que o baiano/paraense Lyoto Machida arrasa com Thiago Silva, na noite de sábado pelo UFC 94.
O nocaute, depois de dois foguetes que derrubaram Thiago, é fulminante.
Lioto deve lutar ainda este ano pelo título mundial da categoria meio pesado.

-----

O homenageado da noite, em Las Vegas, foi o lendário Helio Gracie, morto aos 95 anos no Rio, na semana que passou. Gracie era paraense. Dia desses um amigo contou-me a história de uma luta que teria acontecido em Nova Déli, entre Gracie e o também lendário Conde Koma - vencida pelo japonês no primeiro assalto - que morou e trabalhou muitos anos em Nova Déli.
Um pouco da história de Koma pode ser lida aqui.

17 comentários:

Anônimo disse...

Lembro do Lioto, criançinha, correndo pela casa/academia do Machida. Mas já treinando, e pesado.

A gente ficava frescando com ele... e ele olhava assim, meio irritado.

Agora?! Té doido, o cabra cresceu!

rsrsrsrs

Unknown disse...

rsrs...Meu caçula, que anda por lá há muitos anos, diz que ele é pesado, não muito malhado, e rapidíssimo nos contras.
E que apesar de dominar várias artes marciais, é, no fundo, um karateca.

Anônimo disse...

Juca!
O UFC foi o 94. E eu assisti na íntegra. O Lyoto deu show de bola, calando alguns críticos que diziam que ele não é nocauteador. Imagina se fosse!
Abs.,
O Vigiador.

Unknown disse...

Corrigido, tks.
É...imagina.
Abs

Anônimo disse...

O karatê está presente nas lutas do Lioto, seja na base de sua postura, que o coloca de lado, seja no golde de mão saindo de frente e direto.

Mas, o que desconcerta os adversários é a caracterísitca de bater recuando.

O segundo direto que ele dá nesta luta é fruto desta técnica, que de tão difícil executar com perfeição, demora-se anos para aprender.

Anônimo disse...

juca,

não entendo nada de karatê. meu moleque é faixa verde e isso deve ser alguma coisa no esporte.
agora de rapazes bonitos e bem educados...a família machida já é campeã nessa modalidade há muitos anos.rsrsrsrs

bj

Unknown disse...

Parabéns pro seu moleque.
E nesse setor de rapazes bonitos vc é faixa preta..rs
bj

Anônimo disse...

Juca, assisti a luta no sábado, e com certeza o Lyoto vai ser campeão dos meio pesados. Se mantiver o foco, vai ser difícil perder. Lembro do mestre Machida nas aulas de Karatê do Colégio Nazaré, e sempre fui fã do jeito, da postura, da disciplina do mestre. Sentimos falta dessas referências. Parece que andam sumidos. O Lyoto é apenas fruto da criação do mestre Machida. " A palavra convence. O exemplo arrasta". Abraço.
Cap.

Anônimo disse...

Olá, primo, formo no time dos admiradores do Lyoto, um rapaz humilde e educado. Vi a luta e fui dormir às 4 da manhã. O Lyoto não tem nenhum apoio do Estado, embora esteja elevando o nome do Pará no UFC, que é o maior evento de mistura de artes marciais do mundo. Ele ganhou 180 mil dólares de bolsa, no sábado. Merecia muito mais. Aposto nele para ser campeão dos meio-pesados. Quem deve estar orgulhoso do Lyoto é o padrinho dele, o amigo e procurador do Estado, Carlos Lamarão, que é também faixa preta de caratê.
Carlos Mendes

Unknown disse...

Bom dia, primo.
Olha só...U$ 180 mil!
Não sabia que o padrinho, figura séria, era chegado nas artes marciais.
Parabéns pelo sucesso, mais uma vez, do Jogpo Aberto no sábado. Se me permite, poderia convidar o Lyoto pra tomar aquele suco de cupú no Jogo.
Abs

Anônimo disse...

Primo,
O Lyoto só toma açaí na cuia. E sem açúcar, como eu. É porisso que ele é forte como um touro e está ganhando todas no UFC. Ele mesmo diz que está mostrando no UFC o "caratê da selva amazônica" para os americanos. Vou esperar quando ele retornar a Belém e convidá-lo. Ele certamente irá.
Carlos Mendes

Anônimo disse...

Juvencio, Mano Velho, como ex-praticante de judô e boxeur, dessa seara eu entendo um pouco.

O Hélio Gracie não chegou a treinar com o Conde Koma. Ele nasceu em Belém, em 1913, e com 12 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Ele só começou a praticar Jiu-Jitsu aos 16 anos. E nesse meio tempo ele acompanhava o treino dos irmãos mais velhos.

Quem treinou com Mitsuyo Maeda, o lendário Conde Koma foram os irmãos Carlos, Osvaldo e Gastão Jr., os três filhos homens mais velhos de Gastão Gracie, comerciante estabelecido temporariamente na nossa Belém, onde casou-se com Cislane Pessoa, jovem da sociedade local...

Nessa terça, às 21:45 (horário de Brasília), no Discovery Channel, passa um programa chamado Mestres do Combate, que dessa vez vai ser sobre o BJJ - Brazilian Jiu-Jitsu.

Anônimo disse...

Prof. Alan, observe que o Juva não fala que o Helio treinou com o COnde Koma, mas sim, lutou, num desafio comum naquela época.

Conheço que conhece da história e volto para esclarecer.

Anônimo disse...

Parabéns ao Lyoto, pela persistência, sacrifícios, limitações por falta de patrocínios e obstinação. É um exemplo a ser seguido, orgulho-me de ter um filho treinando em sua academia.
Quem dera nossos políticos nos dessem essas alegrias.
Lyoto merece ser recebido como atleta destemido que é, por todos nós.
E ele vai longe!

Anônimo disse...

Mr. J, assisti a luta no trem entre Santa Barbara e Los Angeles, com camisa escrita Brasil e tudo.Se gostaram ou nao da cor da minha camisa ou da minha torcida, bom... ninguem falou nada, afinal eu disse que nascera na mesma cidade e treinara na academia de sua familia e tal, so...
Abs
RSampaio

Unknown disse...

Mr. R. ainda precisava dizer mais?...rsrs
Mas que trem porreta esse aí, sô!
No único que temos por aqui, o da Vale, a gente também vê muita luta: a da poeira contra a miséria.
Abs

Anônimo disse...

rsss unfortunately you're right,homey.